O MERCADO DAS BIOFARMACÊUTICAS

Também conhecido como produto médico-biológico, os biofármacos podem ser resumidos em drogas manufaturadas extraídas de recursos biológicos. Diferentemente das drogas fabricadas em farmas totalmente sintéticas, as Biofarmas incluem tratamentos com componentes sanguíneos, terapias gênicas e terapias com células.

A terapia gênica pode ser entendida como a “capacidade do melhoramento genético por meio da correção de genes alterados (mutados), que tenham como alvo o tratamento terapêutico“ (PAIVA) . Esse tipo de procedimento tornou-se viável graças aos avanços da bioengenharia - o primeiro teste clínico bem-sucedido foi divulgado em 1990.

Inicialmente, o tratamento com terapia gênica focava nas terapias para doenças provenientes de mutações gênicas. “A ideia de usar técnicas de DNA recombinante para corrigir o genoma foi inspirada nas doenças causadas por mutação em um único gene. Nesse caso, a ideia é substituir ou suplementar a expressão do gene disfuncional, mediante a inserção de uma ou mais cópias do gene terapêutico.“ (LINDEN)

Hoje, os avanços são exponenciais e aplicados para fabricação de uma medicação biológica para tratar enxaquecas, artrite reumatoide, entre outras terapias de doenças tratadas largamente com drogas sintéticas, mas que trazem efeitos colaterais e, por vezes, não promovem qualidade de vida ao paciente.

Tratando de mercado, as indústrias que trabalham com esse nível de pesquisa e entrega de produto se diferenciam, em primeiro lugar, por seu propósito. Mudar a vida de pacientes com um produto extremamente tecnológico, inovador, promover qualidade de vida e perspectivas para pacientes com doenças, até então, sem cura.

Quanto vale para alguém que sofre de enxaqueca ter acesso a uma terapia eficaz que trata a raiz do problema e não de forma paliativa? Ou o tratamento de uma criança portadora de uma doença genética que não pode respirar sozinha?

Em segundo, mercadologicamente falando, é uma indústria com produtos que chamamos de Produto Estrela. Produção em menor escala, com muito valor agregado e alto crescimento e participação do mercado; um verdadeiro oceano azul dos negócios.

Isso significa empresas enxutas, especializadas e extremamente eficientes. Mas sua fraqueza mora na viabilização financeira do mesmo; isso significa que poucos pacientes têm acesso a essas terapias.

Ainda assim, estamos falando de terapias que podem tratar desde a sua e a minha enxaqueca até AIDS, Parkinson e Câncer. Terapias com envolvimento de muita ciência, que caminha a passos largos. Mesmo que o caminho seja longo.

Ana Cabral, MsC - Diretora BUILD HEALTH‍

outros posts

Vamos fazer algo grandioso juntos!

contate-nos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.